Direito do Consumidor

Conselho de Advogado

Pessoal, alguns dias atrás recebi um e-mail que apresentava alguns conselhos que advogados passam a seus colegas sobre precauções com documentos e informações pessoais. Quando li o mencionado texto achei ele bem completo e com um conteúdo muito relevante e gostaria de compartilhá-lo aqui no blog, porque estas informações podem realmente ajudar alguém.

Pena que o texto não veio assinado para que pudesse dar os merecidos créditos ao seu autor.

Seguem as partes principais do texto do mencionado e-mail:

1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Em vez disso, escreva ‘SOLICITAR RG’.

2. Ponha seu número de telefone de trabalho em seus cheques em vez de seu telefone de casa… Se você tiver uma Caixa Postal de Correio use esta em vez de seu endereço residencial. Se você não tiver uma Caixa Postal, use seu endereço de trabalho. Ponha seu telefone celular ao invés do residencial.

3. Tire Xérox do conteúdo de sua carteira. Tire cópia de ambos os lados de todos os documentos, cartão de crédito, etc. Você saberá o que você tinha em sua carteira e todos os números de conta e números de telefone para chamar e cancelar. Mantenha a fotocópia em um lugar seguro. Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando for viajar para o estrangeiro. Sabe-se de muitas histórias de horror de fraudes com nomes, CPF, RG, cartão de créditos, etc… roubados.

4. Nós você for informado que deve cancelar nossos cartões de crédito imediatamente. A chave é ter os números de telefone gratuitos e os números de cartões à mão, assim você sabe quem chamar.  Mantenha estes onde você os possa achar com facilidade.

5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência (B.O.) imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).

Mas aqui está o que é talvez mais importante que tudo:

6. Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030) e SERASA (11-33737272) e outros órgãos de crédito (se houver) para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado…

 

Autoria Não Identificada

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